segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Sugestão de Dra. Maria Elisa Freitas



Olá  :)
Hoje trazemos aqui uma nova sugestão feita pela Dra. Maria Elisa Freitas sobre as desigualdades de género, mostrando a frequência destas atitudes, que sem serem intencionais magoam.
Mas o que é isso de género a que nos referimos?
Não parte exactamente do que é o homem e do que é a mulher, no geral, porém, sim ao que é a relação entre ambos.
Esta atitude parte do factor social, que é transmitida geração após geração, propiciando assim, comportamentos estereotipados que ditam a atribuição de papeis que são tido como normais: a mulher como o agente responsável pelas crianças e o homem como o responsável por sustentar a família.
As crianças sofrem com estes comportamentos estereotipados, porque depois faz com que as brincadeiras sejam rigorosamente seguidas: enquanto os meninos jogam futebol, as meninas brincam com bonecas. Aumentando, deste modo, as fronteiras que existem entre estes dois sexos, que pode afectar os comportamentos futuros.
É importante de referir que, quando existe algo que fuja a regra, a sociedade encara com maus olhos: isto torna-se negativo para qualquer criança porque esta é inocente no papel que atribuem às suas brincadeiras.


Até breve :D

4 comentários:

  1. Obrigada, pelo "destaque" que me deram! Mas, todos somos responsáveis por esta e outras causas.
    "Keep up the good work"!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom, grupo! Perdi algum tempo de estudo a ler isto, mas valeu mesmo a pena, visto que isto tem a ver com a matéria que estou a estudar! Gostei imenso do vídeo e do texto e concordo que vivemos numa sociedade estereotipada, em que se alguma coisa é diferente desse estereótipo, tudo a vê com olhos amargos! É outra coisa que neste país se vê muito e, por exemplo, em Inglaterra (mais propriamente em Londres) não se vê tanto! Foi algo que eu reparei nas duas vezes que lá estive! Muitos parabéns pelo trabalho e continuem assim, que vão longe ;)

    ResponderEliminar
  3. É mesmo professora... Se cada um ajudar um pouco, o mundo tornava-se tão bem melhor...

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem Miguel, teres perdido tempo e na realidade achares que não tenha sido perca de tempo.
    O video apesar de ser animação mostra claramente o que é, intencional ou não, esta problemática.
    A sociedade é estereotipada e quem foge a eles é completamente rejeitada... e em meios pequenos é bem pior: são as próprias pessoas que são os juízes de tudo o que se passa, diz ou se inventa.
    Portugal precisa de evoluir... precisa mesmo!

    Obrigado Miguel :)

    ResponderEliminar